skip to Main Content
CHEM-E-CAR
A competição

A competição anual do Chem-E Car, realizada pelo AIChE, engaja estudantes na elaboração e construção de um pequeno carro movido por uma fonte de energia química, que transportará com segurança uma carga especifica de energia para que o carro percorra uma determinada distância e pare. As competições ocorrem a nivel regional (em conferências regionais eliminatórias) e a nivel mundial (durante a Annual Student Conference), com prêmios que podem chegar a 2000 dólares.

Mais informações podem ser encontradas na página oficial da competição: https://www.aiche.org/students/chem-e-car-competitionr

Etapas do projeto
1

Na primeira etapa, a equipe realiza pesquisas, observando os carros construídos nos anos anteriores e publicações científicas, afim de encontrar reações que sejam adequadas para a movimentação e para o freio do carro, além de fazer pesquisas para a futura construção mecânica e elétrica do carro.

2

Na segunda etapa, a equipe contata empresas, órgãos e professores da universidade afim de se obter o auxílio financeiro para que os testes possam ser iniciados.

3

Na terceira etapa, a equipe vai para o laboratório, momento no qual todas as pesquisas realizadas anteriormente serão testadas e o carro será construído e testado diversas vezes, obedecendo todas as regras das competições.

1.

Na quarta etapa é quando o carro irá competir em nível regional na 2021 Brazil Student Regional Conference em São Bernardo do Campo, na qual os carros dos student chapters brasileiros competirão por uma vaga para competir na Annual Student Conference. A equipe ganhadora irá competir em Boston (USA) em novembro de 2021 contra equipes do mundo inteiro.

Subdivisão da equipe

Lab Team

O “Lab Team” projeta um mecanismo químico de parada do carro. A taxa de conclusão da reação química é usada para parar o motor do carro. A reação deve ser precisa e exata, e o grupo deve projetar uma curva de calibração e uma equação que calcule as concentrações ou a quantidade de reagentes que resultarão na conclusão da reação no tempo necessário.

Power Source Team

O “Power Source Team” constrói uma fonte de energia (bateria, célula de combustível, motor de combustão) para alimentar o motor e, portanto, a propulsão do carro. As fontes de energia devem fornecer uma produção consistente de energia e poder ser construída no dia da competição. Também deve ser fortemente testado em condições variadas para garantir uma operação bem-sucedida no dia da competição.

Circuitry Team

O “Circuitry Team” programa um código para o carro responder ao mecanismo de parada e programa o motor para acionar o carro. Projeta também o sistema de sensor responsável por reagir às mudanças na reação química que devem parar o carro. A sensibilidade e a exatidão do sistema do sensor afetam a precisão com que a curva de calibração é aplicada para parar o carro, pois cobre uma distância especificada.

Quer nos ajudar a realizar esse projeto incrível para que possamos competir a nível regional e mundial?

Nos escreva um e-mail:

Back To Top